Dir. Internacional Privado

Como atuar como advogado nos Estados Unidos?

Um dos meus grandes sonhos é atuar como advogada nos Estado Unidos e para tal objetivo é necessário seguir alguns passos e contarei agora para vocês!

Escolhas:

Bom, após você ter decidido que seu maior sonho e objetivo é advogar nos Estados Unidos, é necessário fazer escolhas…Então, a primeira coisa que você se deve perguntar é em qual área gostaria de atuar, pesquise bastante para saber onde há mais demanda e espaço para advogados estrangeiros, pois você será um! Geralmente as áreas são direito de família, tributário, empresarial e arbitragem, que inclusive vem crescendo muito no Brasil. Depois, é preciso escolher qual estado dos EUA você quer trabalhar, pois como quase todos sabem cada estado possui a sua lei própria. O imposto quando compramos algum produto em Nova York é de  8,875%, já em Miami fica entre 6% e 7%, por exemplo. Importante falar que apenas alguns estados aceitam que advogados brasileiros atuem após preencher os requisitos, tenho conhecimento dos seguintes estados: Nova York, Florida e Vermont. Os demais estados exigem a graduação no curso de direito em universidade americana.

 

Requisitos: Agora que você já fez suas escolhas, é preciso, além de ter se formado em direito no Brasil e passar na OAB, cursar L.L.M que é um tipo de mestrado com duração de um ano. O L.L.M pode ser realizado em qualquer faculdade nos Estados Unidos, mesmo que não seja no estado que você queira atuar.  O processo para entrar em uma universidade americana é bem rigoroso, sendo necessário apresentar uma carta de motivação e três recomendações de pessoas próximas do candidato, como professores, orientadores, etc. Assim, que você terminar o L.L.M (duração de um ano) já é possível fazer o Bar Exam, que é o Exame de Ordem americano. Cada estado aplica seu Bar Exam e portanto você deve se atentar à escolha do estado onde quer trabalhar, isso porque você somente poderá atuar nos estados em que for aprovado.

 

Bar Exam: Cada estado possui a liberdade de determinar como será o procedimento do Bar Exam.A maioria dos estados adota a chamada Uniform Bar Examination, que consiste em três etapas. Em Nova York, por exemplo, a primeira etapa é realizada pela manhã, os candidatos têm três horas para redigir duas “peças”. À tarde ocorre a segunda etapa, também de três horas, no qual devem ser respondidas seis questões discursivas. Por fim, no dia seguinte é feita a última parte do Bar Exam, a qual consiste em duzentas questões objetivas, em dois turnos de 3 horas. Como vocês podem ver, o processo para advogar nos Estados Unidos não é tão simples, porém não impossível.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s